quinta-feira, junho 07, 2007

A propósito de abstraccionismo e de...

‘a literatura assenta em combinações de palavras que não visam contar uma história mas criar certas sensações estéticas’

O Britânico Peter Greenaway (realizador de filmes que se tornaram notáveis pela presença de elementos de arte renascentista e barroca, uso de luz natural, compondo cada cena dos seus filmes, como se fossem pinturas) afirma que o cinema está “atrasado” relativamente às outras artes. Diz faltar-lhe o gosto pela experimentação e a vontade de se afastar das matrizes narrativas do romance do século XIX.
Ora, aí está um filme que contraria essa sua ideia: “Ocean’s 13”. Nele, Steven Soderbergh mostra a sua veia de grande experimentador quer pela liberdade face às convenções da indústria, quer pelo filme ser do género labiríntico onde dá menor ênfase às peripécias da quadrilha e maior ao simples jogo de formas, ritmos e musicalidades de um exercício tão ao gosto da pintura abstracta.

5 comentários:

mixtu disse...

para mim.. conta uma estória como a minha sugestão de hoje, só que volta a ser em castellano :(,

literaruta, ou é ou é quase-literatura...

e como gosto de uma boa estória

abrazo

Maite disse...

Caro Mixtu

Comecei a ler a sua história de fantasmas(?) :) "mas es muy grande" e demoro muito a lê-la por ser em castelhano e muitas palavras "no las entendio". Volto lá mais tarde, sem dúvida. Agora vou para a minha caminhada na serra.

Também há a hipótese de não ser..., ou não?

abrazo

Maite disse...

Está visto que tenho o conta quilómetros do blog avariado :(
Continua a zero :(

Parrot disse...

Olá Maite,

O filme terei que ver, até porque gosto do Steven Soderbergh.

Quanto ao facto de dizer que a leitura visa "certas sensações estéticas", nada de acordo. Penso que é muito mais que isso.

Bom domingo e boas leituras. ;)

Maite disse...

Olá Parrot

Veja que vale a pena :)

Claro que é mais do que isso, embora também seja isso ou...não lhe poderiamos chamar literatura.

Resto de bom domingo para si :)