terça-feira, setembro 30, 2008

O sol hoje



SOHO Extreme ultraviolet Imaging Telescope (EIT) full-field He II 304 Å images from NASA Goddard Space Flight Center

11 comentários:

Zénite disse...

Gosto deste "laranja". :))

Maite disse...

É bonito, sim. E aquilo ali no "canto" superior esquerdo será um onda de calor a desprender-se do sol? :)

Zénite disse...

Talvez, mas de que maré? Preia-sol? :)

Vejo muitas manchas brancas, negras, muitas chamas. E dizer-se que é a energia nuclear que nos comanda! Talvez a França tenha aprendido com o Sol, pois que não quer outra coisa. Estes ricaços, que não aprendem com o primeiro-ministro de Portugal! País a pilhas, moinhos e painés, pois então! :)

Maite disse...

Caro Zénite

Penso que seja isso. :) Assim, pode pensar-se que a força gravítica dos planetas também tem consequências no sol originando preias-sol :) esta ideia de reciprocidade parece-me bem :)

Quanto ao nuclear tenho as minhas dúvidas, todas elas ao nível da segurança. Lembro-me sempre de Chernobil e das consequências devastadoras num raio demasiado extenso e nas gerações seguintes de seres vivos incluindo o humano.

Quanto a pilhas...well...(o PM precisa de repensar essa hipótese como como alternativa inviável) mas quanto às outras duas...parece-me bem :)

Zénite disse...

Cara Maite

Também não gosto do nuclear. Mas algo vai mal por esta Europa quando quase 100% da energia eléctrica da França é gerada a partir de centrais nucleares; quando a Espanha tem várias - não sei quantas - centrais nucleares, e a Inglaterra acaba de aprovar a construção de mais centrais.

O Alexandre O'Neil é que sabia da poda. Se cá estivesse, diria ao PM que a solução da energia está nas pilhas e na corda, como o atesta o seu “Lego”. :)

Uma boa noite para si.

Maite disse...

Caro Zénite

Sabe que tem razão! Com tantas centrais à nossa volta, o problema da segurança que eu coloquei é ridículo. Que se façam, portanto, centrais nucleares. Assim como assim, se houver algum problema já não escapamos mesmo. No entanto, continuo a pensar que são preferíveis as energias renováveis e que Portugal é um país privilegiado a esse nível.

Talvez A. O’Neill tivesse razão

Talvez as pessoas tenham desistido porque perderam a esperança;
Talvez porque seja mais cómodo;
Talvez porque se espera que o estado seja de previdência;
Talvez porque falar é muito mais fácil do que fazer (tem de admitir que gente para criticar e deitar abaixo é o que há mais, só não entendo porque é que se ficam apenas pelas palavras);
Talvez porque o que se deseja é tão só e apenas aquilo que o dinheiro pode comprar;
Talvez os valores essenciais que a Humanidade foi construindo ao longo da sua existência devessem ser tomados em conta;
Talvez o ser humano precise de causas nobres para lutar;
Talvez perante uma calamidade Portugal se unisse na reconstrução.

E sabe uma coisa? Sempre gostei de legos (não dos de que O’Neill fala) mas dos outros :)

Uma boa noite para si

P.S. e já reparou que o “meu” sol está diferente todos os dias? :)

Zénite disse...

Humm, não tinha notado, não. Vejo que a Maite passeia pela Nasa. :))

E já agora, aproveito este comentário para enaltecer as suas fotos da Áustria, e dizer-lhe que acabo de constatar que este País proibiu o recurso às centrais nucleares na sua Constituição, depois de um referendo que tem presisamente mais 20 anos que as suas fotos. :))

De pleno acordo com os seus "talvez" que mais não são que certezas.

Uma noite tranquila para si.

Maite disse...

Caro Zénite

Passeio às vezes, mas o meu grande sonho é fazer uma viagem ao espaço para, entre outras coisas, poder ver o nosso planeta de lá.

Tá a ver? Eles é que têm juízo :) só acho que peca por tardio...então precisaram 20 anos, depois da minha estadia lá, para chegarem à conclusão que é um mau negócio?! :) tal e qual como fazer depender um país do sector financeiro é um péssimo negócio.

Bondade a sua relativa às minhas fotos.
Só um pormenor interessante. A 2ª foto de Salzburg mostra a mais pequena farmácia e penso que a mais antiga da Áustria que fica mesmo entre os dois prédios. O interior é uma pequena maravilha que nos transporta para tempos ídos :)

:)

Uma noite tranquila para si também

Zénite disse...

Cara Maite,

Gostei de ver a pequensa e antiquíssima Apotheke que aqui nos trouxe.
Nós também temos o termo (ant.) "apoteca", que era o celeiro onde os gregos guardavam o vinho, os cereais e outros géneros caseiros, donde provêm as palavras populares bodega e botica, como acabo de ler numa enciclopédia. :)

Bom fim-de-semana para si.

P.S.: entretanto, e enquanto não consegue o voucher para a viagem no espaço, pode observar o nosso planeta a partiur do Google Earth. :)

Maite disse...

Caro Zénite

Com esta coisa de moderação de comentários que accionei para posts com mais de dez dias, só hoje vi que tinha este seu comentário :)

Sempre dou comigo a sorrir quando diz que lê aquilo que sabe numa enciclopédia. Na verdade acho que você é que é a enciclopédia :)

Bom fim de semana para si também (bolas um fim de semana depois) :)

P.S. Boa ideia :)

Maite disse...

hélas! o sol desapareceu!

Procura-se o sol, o que estava aqui, não outro qualquer :)