terça-feira, março 06, 2007

História de uma Montanha que queria ser um vulcão

Posted by PicasaSerra da Arrábida, Março 2007

Em tempos idos, tão idos que a memória do Homem não alcança, uma Montanha elevou-se para além das suas congéneres e gritou a plenos pulmões: - Que um vulcão se desprenda das minhas entranhas e parta à conquista desse vasto mar que teima em desafiar-me diariamente.
Mas a Mãe Natureza não deu ouvidos a estes gemidos de adolescente que cresceu rápido de mais. Milénios e milénios, como é costume contar-se o tempo entre as montanhas, passaram e a pobre Montanha, desgostosa, por ali ficou cabisbaixa olhando o mar enquanto uma lágrima teimava em descer-lhe pelas encostas cada vez menos revestidas dos apêndices capilares – as árvores e outros seres vegetais.
Certo dia em que a Montanha já tinha desistido da sua inusitada pretensão, um senhor Relâmpago cansado de provocar desvarios por esse mundo, decidiu descansar por ali. Olhou à sua volta na tentativa de encontrar um lugar suficientemente abrigado de ventos e marés - com quem tinha travado sangrentas batalhas, onde pereceram milhares de seres de todas as espécies - e vislumbrou uma enorme montanha mesmo virada para o mar. Aproximou-se, entrou em negociações, mas a Montanha parecia relutante em abrigar tão indisciplinado e insurrecto sujeito travando-se das mais inefáveis razões. Ele defendia-se como podia tentando chegar a um acordo que fosse benéfico para ambos, pois estava convicto que era ali o lugar que procurava. Passadas umas décadas (pouco tempo, no tempo das montanhas), as negociações chegaram a bom porto e mediante uma cláusula em que o Relâmpago se comprometia a satisfazer-lhe o desejo, a Montanha deixava-o descansar nas suas encostas. Foi assim que a Montanha ganhou o seu vulcão ainda que em estado adormecido, mas é claro que os sonhos nunca se cumprem completamente. :)

4 comentários:

Parrot disse...

Olá Maite,

As negociações, foram difíceis, não tenho dúvidas....mas essa clausula acho que é a chave do "embróglio".:)
Numa negociação dura, sonhos nunca se cumprem completamente.... :)))
Boa noite….

Maite disse...

Parrot

É o que dá juntar uma montanha e um relâmpago numa história...um "embróglio", pode crer :)))
Bem me parecia que os duros não têm direito a ver os seus sonhos cumpridos. :)

Boa noite

Alberto Oliveira disse...

Cara Maite:

"Negociação difícil ou não, a verdade é que o conto é muito bom e a pedir mais contos. Com ou sem vulcões "com um olho fechado eoutro aberto" ou montanhas "de feitio difícil mas algo ingénua... "

tenha um óptimo fim-de-semana!

Maite disse...

Caro Legível

Obrigada pela sua gentileza. :)

Tenha um óptimo fim de semana também