domingo, agosto 17, 2008

O conflito Geórgio-Russo

O conflito começou quando a Geórgia lançou uma ofensiva contra a Ossétia do Sul de modo a voltar a ganhar o controlo sobre aquela região separatista. A Rússia respondeu com uma acção militar na Ossétia do Sul e na Abkházia tendo atacado alvos em Tbilisi e deslocado militares muito para além das zonas separatistas.
Coincidência das coincidências!!! aconteceu precisamente na altura em que a atenção do mundo estava virada para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Nicolas Sarkozy, na qualidade de presidente em exercício da UE, promoveu um acordo de cessar-fogo entre os beligerantes e para isso lá estiveram Condoleeza Rice na Geórgia e Angela Merkel na Rússia. Esse acordo
- permite que o exército russo patrulhe parte da Geórgia (alguns quilómetros para além da fronteira da Ossétia do Sul) de modo a proteger as suas forças de manutenção da paz na região até que o Conselho de Segurança da ONU aprove a resolução de envio de uma força de manutenção da paz internacional
- obriga a Geórgia a abster-se de usar a força na Ossétia do Sul onde começou o conflito e na Abkházia (outra região russófona)
- prevê também discussões a nível internacional sobre o estatuto das duas regiões que proclamaram a independência nos anos 90 mas que ainda não foi reconhecida nem por parte da Geórgia nem por parte da Rússia.

E onde estão os outros chefes de governo da UE?! De férias?! Em retiro espiritual? Ou…deitaram-se à sombra da bananeira que Sarkozy plantou? Well, well, well…

Sem comentários: